Safra brasileira de café pode cair para até 43 milhões de sacas em 2015

Fonte: Por Estadão Conteúdo

A estimativa inicial era de 47 milhões de sacas de 60 kg

A consultoria norte-americana Hackett Financial Advisors, especializada em commodities agrícolas, revisou sua previsão para a safra brasileira de café em 2015. Inicialmente, a estimativa era de 47 milhões de sacas de 60 kg, que foi rebaixada para entre 43 milhões e 45 milhões de sacas, como resultado de um mês de setembro com poucas chuvas e abortamento da primeira floração dos cafezais.

“Se outubro continuar seco, com calor excessivo, poderemos ter uma safra de apenas 40 milhões de sacas, ou menos. Se os pés de café estressados não conseguirem apresentar uma nova florada, então a colheita será ainda pior”, informa a Hackett Financial, em relatório especial sobre café.

Conforme a consultoria, a florada precoce ocorrida em agosto não ‘vingou’ por causa da falta de uma sequência de dias chuvosos. Agora, os modelos meteorológicos de longo alcance “continuam a mostrar um padrão de precipitação abaixo do normal pelo menos até fevereiro de 2015”.

A Hackett Financial Advisors alerta que nenhum volume de chuva a partir de agora pode salvar o desempenho da cultura, que tende a ser pior do que no ano passado. O setor pode, ainda, apresentar um início de período de aperto na oferta, sem precedentes. Segundo a consultoria, o primeiro semestre de 2015 pode ser o período de provável pico de preços. “Os preços futuros podem quebrar o recorde de alta estabelecido durante o período da geada negra no Brasil, entre 1975 e 1977.”