Ritmo de negócios do café Arábica aumenta apenas na última semana de setembro

[imagem393]

As cotações do Arábica seguiram em forte oscilação no correr de setembro, mas acumularam queda no mês. Na última semana de setembro, especificamente, preocupações quanto ao clima seco nas principais regiões produtoras do Brasil elevaram com força os preços da variedade nos mercados interno e externo, mas não o suficiente para recuperar as perdas ao longo do mês. Com isso, o ritmo de negócios esteve aquecido nesse período. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, oscilou entre R$ 406,62 e R$ 470,88/saca de 60 kg no correr de setembro e fechou com média de R$ 433,52/saca, baixa de 0,85% em relação à do mês anterior. Na Bolsa de Nova York (ICE Futures), a média de todos os contratos em setembro foi de 190,90 centavos de dólar por libra-peso, baixa de 1,5% frente à de agosto. O dólar teve média de R$ 2,33 no mês, avanço de 2,64% frente à de junho. [arquivo392].