Prêmio Conilon Especial: inscrição até sexta-feira (12)

Fonte: Assessoria de Comunicação Conilon Brasil.
Divulgação/Adaptação Texto: Assessoria de Comunicação Sindicafé ES.
[imagem372]
Os produtores de café Conilon de todo o Estado capixaba, tem  até a próxima sexta-feira, dia 12, para realizar a inscrição e entrega de amostras com o intuito de participar do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade-. Para participar da categoria natural ou categoria cereja descascado, os interessados devem realizar suas inscrições  no  escritório do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- localizados em todo o Estado do Espírito Santo. Também podem ser realizados nas cooperativas Coopeavi – Cooperativa Agropecuária Centro Serrana-  e Cooabriel – Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel-.

De acordo com a equipe da Conilon Brasil, o Prêmio tem  por  objetivo  reconhecer,  premiar  e  incentivar  a produção  de  café  Conilon, Coffea  canephora,  de  qualidade  no  Estado  do Espírito  Santo, através do uso de práticas sustentáveis de produção. Busca ainda fomentar a  produção  de  cafés  de  qualidade,  conquistar  um  mercado  diferenciado  para  o  Conilon  Capixaba, agregar  valor  à produção e gerar qualidade de vida no campo. Os melhores cafés ainda serão premiados com a distribuição de R$ 50 mil entre os primeiros colocados, além de produtos dos patrocinadores.

Para mais informações, abaixo dados das inscrições e parceiros disponibilizados pela Assessoria de Comunicação da Conilon Brasil.

Em sua terceira edição o Concurso vem refletindo uma nova etapa que se inicia e concretiza em várias lavouras capixabas.  O diretor da Conilon Brasil, Arthur Fiorott, lembra que há alguns anos nem mesmo se falava sobre qualidade no café conilon. Explica que desde a criação do Protocolo Internacional de Degustação de Robustas, por parte do CQI, novas idéias, com parâmetros internacionais, começaram a ser difundidos.

Para inscrição
De acordo com o regulamento, estão aptos a participar do 3º Prêmio Conilon Especial todos os produtores de café da variedade que  tenham  sua  área  de produção  localizada  em  qualquer  parte  do  território  do  Estado  do  Espírito Santo. Serão aceitos lotes com volume mínimo de 10 sacas (600 kg líquidos) e máximo de 320 sacas (19.200 kg  líquidos) para cada propriedade inscrita no prêmio.

Para critérios de análise, serão admitidos cafés que apresentem o seguinte padrão mínimo de qualidade: Tipo: 7 COB (Classificação Oficial Brasileira); Peneira: 13 e acima; Aspecto: Uniforme; Umidade: Máximo 12,0%; Análise  sensorial:  Nota  mínima  de  70  pontos  pelo  protocolo  CQI para robustas finos.  Cada amostra deverá conter 500 gramas.

Na categoria natural, serão selecionadas as melhores amostras por município/região para a etapa estadual. Na categoria cereja descascado, todas as amostras participarão diretamente da etapa estadual.

Na etapa final, as melhores amostras da etapa estadual ainda passarão pela Análise de Sustentabilidade. Esta análise representará 20% da nota da amostra. Para tanto, será usado o Padrão 4C (Código Comum  da Comunidade  Cafeeira).  Serão inspecionados os 30 melhores cafés, na categoria Natural, e 20 na categoria Cereja Descascado.

Parceiros
O 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade conta com inúmeros parceiros. Entre eles estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ® que é pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de criação de valor compartilhado na cadeia produtiva de café conilon. A Fertilizantes Heringer, Pinhalense,  Coopeavi, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN.

Todo o concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura e INCAPER. Também apóiam as prefeituras de Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo. Bem como os municípios atendidos pela Coopeavi e Coabriel.