Preço médio do café recua 7,3% em junho, informa OIC

Fonte: Estadão Conteúdo
Distribuição: Portal Globo Rural

O nível é o mais baixo desde fevereiro passado

POR ESTADÃO CONTEÚDO
OIC estima a produção global de café em cerca de 145,2 milhões de sacas de 60 kg

O preço médio composto do café teve queda de 7,3% em junho em relação ao mês anterior, para 151,92 centavos de dólar por libra-peso, nível mais baixo desde fevereiro passado (137,81 centavos de dólar). Os dados fazem parte de relatório mensal da Organização Internacional do Café (OIC).

Segundo a organização, os preços recuaram nos últimos dois meses, em meio à falta de consenso sobre o tamanho da safra brasileira 2014 e com estoques suficientes para cobrir os atuais níveis da demanda mundial. A volatilidade média dos preços indicativos caiu para um único algarismo, “refletindo a redução das especulações e da preocupação com a oferta”, informa a OIC. A OIC, com base em dados disponíveis, estima a produção global de café no ano-safra de 2013/14 em cerca de 145,2 milhões de sacas de 60 kg, praticamente estável em relação ao período anterior (145,3 milhões de sacas).

Em compensação, a produção de robustas deve aumentar 6%, passando de 56,5 milhões de sacas no ano-safra de 2012/13 para 59,9 milhões de sacas em 2013/14. Conforme a OIC, esse aumento pode ser atribuído principalmente à safra recorde de 27,5 milhões de sacas que se prevê no Vietnã, apesar de uma safra um pouco menor, de 11,67 milhões de sacas, prevista na Indonésia. O consumo mundial de café em 2013 está estimado em 145,8 milhões de sacas, segundo a OIC, em comparação com 142 milhões de sacas no ano anterior, representando crescimento de cerca de 9%.