Plano brasileiro criado para reduzir emissões de gases de efeito estufa libera mais de 30 mil contratos entre 2010 e 2015

Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicato Patronal do Café (exceto varejista) e Armazéns Gerais ES.

[imagem436] O Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) realizou, entre julho de 2010 e fevereiro deste ano, aproximadamente 32 mil contratos no valor de R$ 10 bilhões. Só para safra 2014/2015 foram oferecidos R$ 4,5 bilhões, dos quais R$ 2,5 bilhões já foram utilizados em mais de 5 mil contratos. Isso significa que o agricultor brasileiro contratou mais da metade dos recursos disponíveis para a safra 2014/2015. O objetivo do Plano ABC é reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2020.

Para ajudar efetivamente os produtores a montar seus projetos de Agricultura de Baixo Carbono, o Instituto CNA lançou a Plataforma Agrosustenta.

Plataforma Agrosustenta – Para auxiliar os produtores rurais a elaborar projetos sustentáveis e fornecer informações sobre os documentos necessários para adquirir o financiamento do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono, o Instituto CNA, em parceria com a BASF, criou a plataforma digital Agrosustenta. O portal é a primeira ferramenta online para a elaboração de projetos para o financiamento rural.

Para o Secretário-Executivo do ICNA, Og Arão, os produtores rurais brasileiros têm interesse em, cada vez mais, adotar práticas sustentáveis nas suas propriedades. “O setor agropecuário cumpre uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e preserva 61% do território nacional, mas está disposto a contribuir ainda mais para a redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou.

Por meio da assinatura de um convênio, em agosto de 2014, entre o Instituto CNA e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), vários modelos de projetos desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura estão disponíveis na plataforma para consulta gratuita e livre ao público em geral.

Coordenação de Comunicação Digital do Sistema CNA
www.canaldoprodutor.com.br