Nedcoffee: colheita de café do Vietnã em 2012-12 cairá em 5-7%

A próxima colheita de café do Vietnã, maior produtor mundial de grãos robusta, pode ser 5% a 7% menor do que na atual safra de 2011-12, de acordo com o trader holandês, Nedcoffee BV.

“Apesar do atual clima favorável, nossa última pesquisa sobre colheita indica que os danos de dezembro a janeiro por florações imaturas já foram feitos”, disse a Nedcoffee, que tem sede em Amsterdã, em seu relatório de julho. A estimativa da colheita não foi fornecida.

Os preços do café robusta no NYSE Liffe aumentaram 16% nesse ano, à medida que os torrefadores mudaram para esses grãos, mais baratos que o café arábica comercializado no ICE Futures US, em Nova York, e pela demanda nos mercados emergentes e países produtores.

Estimativas da colheita de 2011-12 vão de 24 milhões de sacas, pela Volcafe, unidade de café da trader de commodities ED&F Man Holdings Ltd., até 25 milhões de sacas, de acordo com previsões de Neil Rosser, que fez sua previsão antes de entrar na Olam International Ltd. como gerente geral de pesquisa de café. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou uma colheita de 21 milhões de sacas.

Os produtores no Vietnã estão estocando uma “pequena porcentagem” da colheita de 2011-2, disse a Nedcoffee no relatório. Os produtores do país estão esperando por aumento de preços para 45.000 dong (US$ 2,15) por quilo para vender seus grãos. Os grãos vietnamitas foram comercializados a 42.400 dong (US$ 2,02) por quilo na quinta-feira, de acordo com dados do Dak Lak Trade & Tourism Center do Bloomnerg. Dak Lak é a maior província produtora de café do Vietnã.

“Esperamos ofertas muito escassas no período de julho a outubro”, disse o Nedcoffee. “Considerando um excedente normal e um consumo local normal, temos menos de 70.000 toneladas por mês disponível. Isso parece ser menos do que o mercado precisa, mesmo com a Indonésia aumentando no momento”.

O Vietnã exportou 140.917 toneladas de café em junho, de acordo com dados do General Customs Department.

Colheita da Indonésia

Os produtores na Indonésia, terceiro maior produtor de robusta, colheram 45%, ou cerca de 150.000 toneladas, da colheita de robusta de Sumatra, principal região produtora do país, em 2012-13, disse o Nedcoffee. O clima seco no país nas três últimas semanas favoreceu a secagem das cerejas que contêm os grãos, disse o Nedcoffee. As chuvas causadas pelo padrão climático La Niña reduziram a produção indonésia para 8,3 milhões de sacas em 2011-12, mostraram dados do USDA. 

A reportagem é do www.thanhniennews.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: Web CaféPoint.