Muito além do espresso

Jornal de Jundiaí – Jundiaí/SP – ESTILO – 20/05/2012 – 14:17:31

Bebidas frias, sobremesas e até molhos de alta gastronomia podem ter como base…o café!
Em comemoração ao Dia do Café, lembrado no próximo dia 24, nada mais interessante do que preparar um menu com a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, perdendo apenas para a água, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). A bebida, que contém sais minerais, vitaminas do complexo B, substâncias antioxidantes e nutrientes que previnem a depressão, também é considerado um remédio porque auxilia na prevenção de doenças, estimula a atenção, memória, aprendizado e concentração. Mas, independentemente dos benefícios para a saúde, o café é um trunfo também na gastronomia, podendo ser utilizado para pratos doces, salgados, alépem de bebidas quentes e geladas.

O chef de cozinha Jorge Monti, da Associação Brasileira da Alta Gastronomia, é especializado em café e traz dicas importantes para quem deseja utilizar a bebida como ingrediente de suas receitas. Monti elenca a bebida em pratos doces, como musses e bolos, mas também há pratos salgados, em especial molhos e algumas bebidas, como café irlandês (mistura de café forte e uísque), além do black russina (vodka e licor de café).

“Para fazer qualquer receita pode ser utilizado o café que sobrou, ele vai ficar mais encorpado. Também é possível utilizar o café solúvel diluído em liquido ou mesmo feito com o coador”, orienta. Ele reforça que antes de preparar uma receita é preciso estudá-la com cuidado para que o café, com seu aroma, não tire o aroma dos demais ingredientes. “Quando preparamos uma comida com café, o interessante é que haja uma bebida para acompanhar. A dica, no caso de um prato salgado, é servir um vinho doce ou um licor.

Fonte: Web ABIC – Associação Brasileira das Indústrias de Café