Índice de endividamento das famílias capixabas é o menor dos últimos 12 meses

A PEIC do mês de julho, divulgada pela Fecomércio/ES, cai pelo quarto mês consecutivo e apresenta 57% de endividados, o número de inadimplentes também caiu

As famílias capixabas estão mais cautelosas na hora de fazer dívidas, diferentemente do que acontece em todo o país. Prova disso é que pelo quarto mês consecutivo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), apresenta retração nos números divulgados.

No atual mês de julho o indicador mostrou que há um total de 57% de endividados, ante 63,2% no mês anterior. O número também ficou em patamar inferior ao mês de julho de 2011, quando 58,5% haviam declarado ter dívidas. O índice apresentado em julho é o menor dos últimos 12 meses.

A quantidade daqueles que estão com as contas em atraso diminuiu em julho de 2012 apresentando 21,9%, contra 23,8% em junho do mesmo ano e 25,1% em julho de 2011. Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso obteve leve alta, passando de 12,5% em junho para 12,9% em julho no ano de 2012. Em julho do ano anterior 8,8% dos inadimplentes declaram não ter condições de pagar seus débitos.

“O governo tem estimulado a aquisição de bens duráveis e o crédito, a queda no número de envidados, que vem acontecendo a cada mês, mostra persistência na cautela das famílias em relação ao comprometimento com novas dívidas. Já o mercado de trabalho aquecido e o menor índice de endividamento das famílias proporcionaram retração no nível de inadimplência”, afirma o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri.
Ambas as faixas de renda pesquisadas também apresentaram retração no número de endividados. Para as famílias com renda de até 10 salários mínimos o índice caiu de 65,7% em junho para 59,5% no mês atual. Já os que possuem renda maior a 10 salários mínimos apresentaram 53,8% no mês passado ante 47,1% em julho de 2012.

Mais uma vez o cartão de crédito é líder no tipo de dívida que os capixabas mais possuem com 68,2% de respostas. Em seguida aparecem o crédito pessoal com 21,3%, financiamento de carro com 16,1% e o cheque especial com 13,6%. A parcela da renda dos endividados comprometida com contas é em torno de 31,1% dos ganhos. Já o tempo médio de atraso das dívidas é de 59 dias, e o tempo de comprometimento com elas é em torno de 7,7 meses.

Mais informações: Iá! Comunicação (27) 3314-5909.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio.