Incerteza sobre safra nova limita negócios com café

Produtores esperam por preços mais altos.
Diante da incerteza para a próxima safra, produtores limitam negócios à espera de preços melhores.

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

O clima seco neste ano ainda gera incertezas sobre a produção de café arábica da safra 2015/2016. Neste cenário, produtores  têm restringido as vendas do grão da temporada 2014/2015, no aguardo de melhor definição do mercado e também de preços mais elevados, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“Muitos estão à espera de alta nos valores, fundamentados na possível menor produção por conta da seca. Zona da Mata mineira e a Mogiana (SP) registram o menor volume da safra 2014/15 negociado até o final da semana passada, não chegando aos 20% da produção”, informou a instituição nesta quinta-feira (23/10).

As maiores preocupações de produtores estão relacionadas às floradas da temporada 2015/2016, conforme o Cepea. “Em outras safras, nesta mesma época, com o regime normal de chuvas, já eram observadas floradas em todas as regiões, o que não aconteceu de forma regular neste ano.”

Neste mês (até o dia 22/10), o indicador do Cepea para o café arábica acumula baixa de 2,41%. Nesta quarta-feira (22/10), a saca fechou cotada a R$ 459,51.