Governo ES lança Plano Safra com R$ 2,7 bilhões em crédito financeiro

Os produtores rurais e pescadores capixabas terão R$ 2,7 bilhões disponíveis para financiar atividades até junho de 2015. Nesta segunda-feira (30), o Governo do Espírito Santo e as instituições financeiras que operam crédito agropecuário no Estado, lançaram o Plano de Crédito Rural Para o Espírito Santo, Safra 2014/2015. O valor é o maior da história.

“As políticas públicas no Espírito Santo são articuladas para garantirmos que o desenvolvimento chegue a todas as regiões e para que tenhamos, a cada dia, mais capixabas com capacidade para se apropriarem dos frutos do nosso desenvolvimento. E o Plano Safra vem ao encontro dessas premissas, fortalecendo um dos nossos pilares econômicos – o agronegócio -, de forma articulada, com a participação de diversos agentes financeiros e, principalmente, com a contribuição direta dos bancos estaduais, para efetivamente colaborar com a redução das desigualdades, gerando oportunidades, emprego e mais renda no campo”, destacou o governador Renato Casagrande.

O recorde de R$ 2,7 bilhões foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Banestes, Bandes, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, SICOOB, Cresol, OCB-ES, Governo Federal e de representações do público beneficiário, com destaque para Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e Federação das Colônias e Associações de Pescadores e Aquicultores e Federação das Associações de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores do Espírito Santo (Fapaes).

“O Governo do Estado, em conjunto com as instituições financeiras e as organizações de produtores rurais e pescadores capixabas, elaborou o Plano de Crédito Rural que disponibiliza recursos com taxas e prazos adequados às explorações agropecuárias, e esse montante recorde para a aplicação nos próximos doze meses tem como objetivos maiores a modernização tecnológica dos cultivos e o aumento da renda das famílias do interior capixaba”, destaca Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura.

A meta do Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo, que vai de julho de 2014 a junho de 2015, é efetivar mais de 70 mil operações. Dos R$ 2,7 bilhões disponíveis, especificamente para a agricultura familiar ser destinado R$ 1 bilhão, para mais de 44 mil operações, e para a agricultura não-familiar, a meta é investir R$ 1,7 bilhão, em mais de 26 mil operações.

Para o diretor-presidente do Bandes, Guilherme Henrique Pereira, o crédito do banco é estratégico por ser na sua integralidade aplicado em investimento. “A meta do Bandes é R$ 200 milhões para este ano-safra. No universo de R$ 2,7 bilhões, não parece muito, mas como o banco só faz investimento, respondemos por 25% desse tipo de crédito para os produtores capixabas. Isso significa que o banco atua estrategicamente e contribui decisivamente para modernização e implantação de novas tecnologias de produção no campo”.

“Em quatro anos, vamos praticamente dobrar a aplicação de crédito rural no Estado, um indicador que retrata dinamismo econômico no rural capixaba, confiança dos agricultores em suas atividades geradoras de renda, ampliação da produção e melhoria da qualidade dos alimentos ofertados à mesa dos consumidores”, afirma Bergoli.

No Espírito Santo, a agricultura gera renda para milhares de famílias e é o segmento mais importante para 61 dos 78 municípios capixabas e crédito rural fortalece as atividades agrícolas já consolidadas e incentiva novas culturas e criações.

Prioridade de aplicação dos recursos

Os recursos serão destinados a todas as cadeias produtivas desenvolvidas no Estado, com destaque para as linhas prioritárias, tais como:

• Cafeicultura
– Melhoria da qualidade e da produtividade
– Renovação de lavouras
– Equipamentos para colheita e preparo

• Fruticultura
– Produção e agroindustrialização
– Novos plantios

• Pecuária de leite
– Melhoria da qualidade e produtividade leiteira
– Sistema de pastejo rotacionado
– Irrigação e renovação de pastagens

• Pesca
– Ampliar o acesso dos pescadores artesanais ao crédito

• Irrigação
– Substituição de equipamentos pouco eficientes
– Melhoria da eficiência da irrigação e redução do consumo de água e energia

• Agricultura poupadora de recursos naturais e plantios florestais
– Ampliação de áreas com cultivos sustentáveis

• Ênfase Especial:
– Concentrar esforços na aplicação de recursos na renovação das lavouras cacaueiras;
– Incentivar a renovação das lavouras de café Conilon na Região Sul do Estado.
– Fomentar o acesso dos agricultores enquadrados no Pronaf B ao crédito.

• Outras atividades: pecuária de corte, floricultura, apicultura, aquicultura, olericultura, pequenos e médios animais (avicultura, suinocultura, etc.), empreendimentos agroindustriais, juventude, dentre outras.

[logo346]

[logo347]