Empresários do ES reivindicam melhorias para o próximo Governo

Representantes ligados aos setores de comércio, serviços e turismo apontaram suas solicitações ao governador eleito, Paulo Hartung, em reunião promovida pela Fecomércio-ES

[imagem407]Investimento em infraestrutura, saúde, educação e segurança, redução da carga tributária, visibilidade no turismo e muito mais foram alguns pontos destacados por empresários do comércio capixaba em reunião com o governador eleito, Paulo Hartung. O encontro foi um dos assuntos da pauta da reunião de conselho da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Espírito Santo (Fecomércio-ES), realizada hoje (08), no Hotel Senac Ilha do Boi.

Dirigentes de outras entidades foram conferir as metas que serão estabelecidas na administração do novo representante, principalmente no que compete a situação financeira do Estado. O Estado possui uma força produtiva intensa, sendo o comércio responsável por 70% da atividade econômica brasileira, e no Estado é a principal receita com arrecadação de 80%.

Nesse cenário, o comércio destaca a importância de um reforço para o setor e também para as demais cadeias produtivas como, agricultura, indústria e transporte, diante do cenário de crise, pondera o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri. “O comércio em 2014 teve um dos piores anos, com baixo crescimento. A nossa expectativa é que fechamos 2015 bem acima da média nacional, que não são boas”.

De acordo com Hartung, é preciso criar mecanismos de investimento para que a economia volte a prosperar. “Precisamos retomar a capacidade de investimento com dinheiro próprio do Estado para ter e gerar mais competitividade, tão importante para o nosso crescimento sustentável”, disse o governador eleito. Segundo o governador, a educação será prioridade, seguida de investimentos em segurança pública, saúde e infraestrutura.

Reivindicações da classe empresarial

O reforço da participação e atuação conjunta entre governo e empresários, por meio do Grupo de Trabalho da Secretaria da Fazenda (GTFaz), formado por servidores da Sefaz e membros do comércio e da indústria que buscam debater e propor alternativas em assuntos relacionados a tributação e legislação, foi levantado pelo diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos do Espírito Santo (Sinvepes), Aurélio Cardoso da Fonseca.

A preocupação no que tange a região de montanhas e o agronegócio capixaba foi destacada pelo presidente das Montanhas Capixabas Convention e Visitors Bureal, Leandro Carnielli. “Nosso turismo é rico e pode ser mais bem aproveitado e visto, mas nosso profissional precisa de investimento e qualificação em tecnologia para continuar em frente”, destaca.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Café do Estado, Marcus Magalhães, também reforçou o apoio a agricultura. “Precisamos levar informações ao campo, melhorar as vias de acesso aos portos e estradas e promover capacitação técnica ao homem do campo, pois só o café, no ano que vem, deve render bons milhões de arrecadações para o Estado”, ressaltou.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio do Espírito Santo (Sindicomerciários), Jackson Andrade, destacou a importância da segurança no comércio de bairro de rua. “Precisamos de uma atenção especial, para que a população possa ir trabalhar e comprar de forma tranquila e com segurança”.

Os investimentos em portos capixabas como mais uma alternativa de logística e mobilidade foi ponderada pelos presidentes do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), Idalberto Moro, e da Federação das Empresas de Transporte do Estado (Fetransporte), Eliomar Rossati, que solicitaram ao Governador suas perspectivas de melhorias em torno do assunto.

O apoio e o incentivo da inciativa privada, além do público, é essencial para garantir e reforçar a segurança, gerar mobilidade de trabalhadores e cargas, além de promover mais investimentos em infraestrutura, segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vila Velha, José Carlos Bergamin. “Precisamos da iniciativa privada para ajudar o Governo e impulsionar nossa economia”, finalizou.

Na ocasião, participaram do encontro autoridades do Sebrae-ES, Associação Comercial de Vitória, entidades do Turismo, deputados, entre outros representantes que estão atentos ao cenário político e econômico capixaba.