Demanda das empresas por crédito sobe 7,9% em julho, aponta Serasa

G1 – 20/08/2012 12h40 – Atualizado em 20/08/2012 12h41

Alta é sobre junho; com relação ao mesmo mês de 2011 há queda de 3%. MPEs expandiram a busca por crédito em 8,5% em julho sobre junho.
Do G1, em São Paulo
A quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 7,9% em julho em relação a junho, aponta nesta segunda-feira (20) a Serasa Experian, por meio do indicador de demanda das empresas por crédito.
Para a entidade, o crescimento, porém, não compensa integralmente a queda de 8,7% registrada em junho na comparação mensal.
Em relação ao mesmo mês de 2011, a demanda caiu 3%. No acumulado do até julho, a busca também registrou queda, de 1%, sobre o mesmo período do ano anterior.
A alta sobre junho se deve a expectativa da consolidação de trajetória um pouco mais acelerada para o crescimento econômico brasileiro, avaliam os economistas da Serasa, em nota. A redução paulatina dos níveis de inadimplência tanto das empresas quanto dos consumidores também influencia, dizem.
Com relação ao cenário negativo nos sete meses, a influencia é da conjuntura internacional. “Esse cenário deverá se reverter gradativamente no decorrer deste segundo semestre”, diz a nota.
MPEs registram alta
As micro e pequenas empresas expandiram a busca por crédito em 8,5% em julho sobre junho. As médias recuaram em 1% a demanda e as grandes mantiveram estáveis os níveis.
Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a demanda das micro e pequenas empresas caiu 3,8%. Nas médias houve avanço de 11,1% e, nas grandes, de 11,5%.
No acumulado do ano as grandes empresas estão na liderança da busca por crédito, com alta de 14,9%. Nas médias a alta registrada foi de 10,9%. Nas micro e pequenas empresas houve recuo de 1,8%.
Serviços se destacam em julho
As empresas de serviços registraram alta de 11,2% em julho frente ao mês anterior. Nas empresas de comércio, a alta foi de 5,3% e nas industriais, o crescimento foi de apenas 3,8%.
Nos primeiros sete meses de 2012, as empresas de serviços exibiram o único crescimento positivo, com alta de 1,4%. As empresas industriais registraram queda 1%. As empresas comerciais registraram recuo de 3%.
Regiões
A região Norte registrou avanço de 10,5% na comparação mensal. A Nordeste, alta de 8,9% e, a Centro-Oeste, de 8,7%. Na Sudeste houve avanço de 7,6%, e na Sul de 6,8%.
No acumulado do ano, houve alta de 2,1% na Norte e de 0,1% na Nordeste. Na Sul, foi registrada estabilidade. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os recuos registrados foram de 0,4% e de 2,2%, respectivamente.
Fonte: Portal ABIC -Associação Brasileira do Café-.