Crédito rural já atinge 66% do total de R$ 156 bi da safra 2014/2015

POR ESTADÃO CONTEÚDO
Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicato Patronal do Café (exceto varejista) e Armazéns Gerais ES.

Para o secretário de Política Agrícola, André Nassar, “o desempenho até o momento está dentro das expectativas”
[imagem453]
Até fevereiro, no ano-safra 2014/2015 (junho de 2014 a julho de 2015), R$ 103,2 bilhões foram contratados como crédito rural no Brasil, em custeio, investimento e comercialização. Este montante corresponde a 66,2% do total programado para o ciclo, de R$ 156,058 bilhões, informou na última sexta-feira (17/4) o Ministério da Agricultura. Conforme o secretário de Política Agrícola da pasta, André Nassar, “o desempenho até o momento está dentro das expectativas e, caso seja mantido o mesmo montante das aplicações até o fim do ano-safra, em junho, o volume total aplicado deve superar o programado para o período”, disse.

Para custeio e comercialização o Ministério informou que foram programados R$ 111,9 bilhões, dos quais R$ 72,4 bilhões (64,7%) já foram aplicados. Para investimentos, dos R$ 44,1 bilhões programados, foram contratados R$ 30,8 bilhões, ou 70% do total previsto.
Já as contratações para o médio produtor rural, dentro do Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural), atingiram R$ 8,3 bilhões em custeio. Nas operações de investimento, o programa aplicou R$ 3,2 bilhões, sendo que os recursos totais do Pronamp somam R$ 16,105 bilhões para o ciclo 2014/2015.

Entre os programas na modalidade investimento, os financiamentos destinados ao Programa de Sustentação do Investimento (PSI-BK) somaram R$ 9,75 bilhões para a aquisição de máquinas agrícolas. Desde janeiro deste ano, a aquisição de tratores, implementos associados e colheitadeiras passou a ser financiada basicamente pelo Moderfrota, linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – assim, dos R$ 3,7 bilhões programados foram contratados até agora R$ 306 milhões.

A partir deste mês, o Ministério da Agricultura informou ainda que as taxas de juros do Moderfrota foram alteradas: para agricultores com renda bruta anual de até R$ 90 milhões, os juros são de 7,5% ao ano. Para rendas superiores, são de 9% ao ano.
No âmbito do Programa ABC, R$ 2,4 bilhões, de um total de R$ 4,5 bilhões, foram contratados. Moderagro e Moderinfra, com R$ 500 milhões ofertados em cada um, foram captados R$ 175,7 milhões e R$ 257 milhões, respectivamente.

O Prodecoop (Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária) e o Procap-Agro têm recursos disponíveis de R$ 2,1 bilhões e R$ 3 bilhões, dos quais já foram aplicados R$ 633 milhões e R$ 1,5 bilhão, respectivamente. No Inovagro, que conta com R$ 1,7 bilhão, foram aplicados, no período, R$ 833 milhões.