Copercafé: colheita de café avança na Zona da Mata de Minas Gerais

Os trabalhos de colheita avança na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais, com grande parte dos produtores já finalizando os trabalhos, segundo gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares.

“Nas lavouras da região localizadas em altitudes mais elevadas, os produtores ainda estão colhendo. Acredito que nas partes mais altas, ainda reste 20% a ser colhido, enquanto nas lavouras de altitudes menores, a colheita deverá acabar essa semana, restando pouco mais de 5% ainda a ser colhido, após isso é catação”, afirma Tavares.

Segundo o gerente de comercialização da cooperativa, esta safra deverá enfrentar diversas dificuldades. Além de ser um ano de baixa produção dentro do ciclo de bienalidade da cultura, a região ainda sofreu com uma estiagem no início do ano e a escassez da mão de obra e as chuvas que atrapalharam a colheita e afetaram a qualidade dos grãos.

“A safra caiu muito. À medida que os produtores vão finalizando as suas colheitas, eles vão passando os números de produção e esta baixa que esperávamos, vai se concretizando. Pelas ocorrências climáticas, o café não granou direito, caiu muito no chão e novamente temos um ano ruim, de pouco café com pouca qualidade também”, disse Tavares.

A comercialização dos grãos, por sua vez, avança lentamente na região. Estima-se que do total da safra 2011 colhida na região, de 700 mil sacas a 800 mil sacas, cerca de 1% ainda não foi vendido. Para a safra 2012, aproximadamente 40% já foi vendido.

As informações são da Agência Safras, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Fonte: Web CaféPoint.