Consumidor brasileiro fica em 7º lugar como mais confiante

Estudo feito pela Nielsen mostra que entre 56 países o consumidor do Brasil alcançou a 7ª posição com 106 pontos e maior otimismo na hora das compras

Mais exigente e com mais dinheiro no bolso, o consumidor brasileiro continua com a intenção de consumir e gastar elevada. De acordo com estudo realizado pelo instituto de pesquisa Nielsen, o Brasil ficou em sétima colocação em uma lista com 56 países, apresentando 106 pontos.

Apesar de ter sofrido uma leve queda, de 4 pontos, em relação ao primeiro trimestre, o índice apresentou otimismo, acima de 100 pontos, e continuou superior a média global, que foi de 91 pontos.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), José Lino Sepulcri, acredita que o maior acesso ao crédito e taxas de desemprego menores contribuíram para o resultado positivo do Brasil na enquete. “Atualmente temos uma das menores taxas de desemprego do mundo, e com maior renda e crédito os consumidores se sentem mais seguros na hora das compras”, afirma.

O Brasil ficou atrás apenas da Indonésia (120), Índia (119), Filipinas (116), Arábia Saudita (115), Malásia (111) e Emirados Árabes Unidos (108). E entre as nações mais pessimistas com relação às intenções de consumo estão Hungria (30), Portugal (40), Itália (41), Grécia (43) e Croácia (45) com as menores pontuações.

O diretor da Fecomércio, Marcus Magalhães, destaca que o Brasil é um dos países que mais crescem economicamente quando comparado a outros, o que torna a boa posição explicável. “O consumidor brasileiro está otimista porque o Brasil é aquele país que consegue enxergar uma luz no fim do túnel no meio da turbulência mundial, aqui há um porto seguro para se apoiar, o que falta muitas vezes em outros países”, relata.

Entre os itens que tiveram maiores quedas nas intenções de gastos dos consumidores, globalmente, a Nielsen destaca produtos de tecnologia com queda de 5 pontos, apresentando que 23% dos entrevistados pretende adquiri-los; entretenimento fora de casa, que obteve queda de 4 pontos, com intenção de gasto por 28% dos entrevistados e férias e viagens com menos 3 pontos e 47% dos questionados que almejam viajar.

Mais informações: Iá! Comunicação (27) 3314-5909.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio.