Chuvas intensas, raios e rajadas de vento neste fim de semana no ES, prevê Incaper

O Instituto de  Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê chuvas intensas, raios e rajadas de vento neste fim de semana no Espírito Santo. A previsão foi emitida na manhã desta terça-feira (4).

Segundo o Incaper, “Vem mais chuva por aí!” Um canal de umidade pode provocar chuva forte de sul a norte do estado. Até o momento, a previsão de tempo indica que o sábado (8) deve ter predomínio de sol em quase todo o estado.

No entanto, a formação de um canal de umidade associado à passagem de uma frente fria deve mudar o tempo completamente já no domingo (9). A previsão é de pancadas de chuva, a partir da tarde, na metade sul do estado. A chuva alcança o norte capixaba à noite e persiste sobre esta região, pelo menos, até a madrugada da segunda-feira (10). A precipitação chega com raios e rajadas de vento, sendo que pode ser registrado um grande volume de água num período de tempo relativamente curto.

Previsão do tempo
Uma massa de ar seco deixa o tempo firme na metade sul capixaba, nesta terça-feira. Chove de forma passageira na região Nordeste entre a madrugada e a manhã, mas o sol predomina. As regiões Norte e Noroeste têm sol e poucas nuvens, sem chuva. O vento sopra moderadamente no litoral sul, mas ocorrem algumas rajadas fortes. No litoral metropolitano, o vento sopra com até moderada intensidade. As temperaturas variam entre 14 °C e 30 °C na região Serrana e vão de 17 °C a 34 °C nas demais regiões.

No decorrer da quarta-feira (5), algumas áreas de instabilidade avançam do mar para o norte do Espírito Santo. O dia tem chuvas rápidas na região Nordeste, mas o sol aparece várias vezes. A nebulosidade se espalha, a partir da tarde, para o centro-norte da região Noroeste e para a região Norte, provocando chuvas rápidas. O sol aparece. O dia é de sol e poucas nuvens nas regiões Sul e Grande Vitória, que têm vento de até moderada intensidade no litoral. As demais áreas do Noroeste e a região Serrana começam a quarta-feira com mais nuvens, mas o sol aparece ainda cedo e não chove. As temperaturas variam entre 16 °C e 31 °C na região Serrana e vão de 18 °C a 35 °C nas demais regiões.

Já na quinta-feira (6) o padrão de vento em altos níveis da atmosfera e a umidade marítima ajudam a formar nuvens sobre o estado, ao longo da quinta-feira. Há previsão de chuva rápida no início do dia nas áreas da região Nordeste mais próximas ao mar. O litoral sul e a região metropolitana de Vitóra têm predomínio de sol, sem chuva. Nas demais regiões do estado, sol e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. As temperaturas variam entre 17 °C e 29 °C na região Serrana e entre 19 °C e 35 °C nas demais regiões.