BTG Pactual estuda negociar café no mercado físico ainda neste ano

Publicação: ESTADÃO CONTEÚDO
Medida integra estratégia de expansão no mercado de commodities
[imagem334] O BTG Pactual deve começar a negociar café no mercado físico neste ano, como parte da estratégia de expansão do banco de investimentos no mercado de commodities, informou uma fonte ligada ao assunto nesta terça-feira. Traders do banco devem comprar café de produtores e vender a clientes, como torrefadoras.

A expansão do negócio de commodities do BTG Pactual ocorre justamente no momento em que muitos bancos norte-americanos e europeus estão reduzindo ou eliminando atuação comercial no segmento. O banco de investimento já atua nos mercados de energia, metais e grãos. “Tudo está no lugar” para que o BTG Pactual inicie a operação com café, disse a fonte.

O banco enfrentará grandes tradings justamente em um ano-safra em que se espera uma redução da oferta de café no Brasil. Uma forte seca durante o verão afetou o desenvolvimento das lavouras no País, fornecedor de cerca de um terço de toda a produção mundial da commodity.

No ano passado, o banco havia informado que investiria na unidade de commodities, sem detalhar quantas pessoas seriam contratadas. Em divulgação de resultados referente ao quatro trimestre de 2013, o BTG Pactual mostrou que o segmento contribuiu para um crescimento de 31% nas receitas dentro da área de sales and trading (tesouraria e corretagem) na comparação do quarto com o terceiro trimestre.