UTZ Certified visa tornar sustentável 50% da produção mundial de café, cacau e chá em 10 anos
Metade da produção mundial total de café, cacau e chá deveria ser tornada sustentável na próxima década. Esta é ambição que a UTZ Certified anunciou em seu seminário de 10. aniversário ‘Eye on the Future’ (‘De olho no futuro’) que teve lugar ontem, em Amsterdã, Holanda. A assembléia reuniu diferentes participantes para discutir a UTZ e o futuro papel e posição do programa no âmbito da certificação.
A UTZ Certified objetiva expansão futura ao aumentar a escala, ampliar o empenho do setor e, acima de tudo, construir uma sólida rede de agricultores, sociedade civil, ONGs e outros participantes relevantes da cadeia fornecedora. Ao combinar alta tecnologia com a força da natureza, a UTZ tenciona desenvolver práticas agrícolas mais resilientes, aumentar a produção , reduzir a pegada e melhorar o sustento dos produtores.
Rastreabilidade, água potável e proteção do solo
Especialistas presentes no Seminário afirmaram que um certo nível de harmonização de padrões e rótulos para todo o setor poderia ser útil para um atendimento cada vez maior das necessidades dos produtores, assim como a importância dos sistemas de rastreabilidade.
Relevância de condições para água potável e alta proteção do solo também estiveram em pauta, como parte e parcela dos padrões de certificação.
Plantio sustentável como norma
O diretor da UTZ Certified, Han de Groot, concluiu que, enquanto de fato focará na melhoria do sustento dos produtores, a UTZ investirá em mais crescimento, tanto em volumes quanto em impacto, de modo a tornar-se norma o plantio sustentável.
As informações são da Uol, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Fonte: Portal Café Point