Pancadas de chuva no Paraná e parte de São Paulo
Sul
Uma frente fria associada a um ciclone extratropical vêm desde a noite desta segunda-feira (22) causando temporais em boa parte da Região Sul. De acordo com os dados do INMET, os maiores acumulados de chuva foram registrados entre Paraná e Santa Catarina. Até às 7h, os acumulados chegavam a 53mm na Ilha do Mel-PR (36% da média de outubro), 50mm em Dois Vizinhos-PR (25% da média) e 44mm em São Mateus do Sul-PR (34% da média do mês).
Além disso, tivemos acumulados elevados em Santa Catarina, com acumulados próximos dos 34mm em Rio Negrinho-SC (25% da média), 25mm em Rio do Campo-SC (20% da média) e 22mm em Caçador-SC (15% da média). Estes temporais vieram juntos de ventos muito intensos, com rajadas que chegaram a 106km em Dois Vizinhos-PR, 85km-h em Goioêre-PR, 123km-h em Bom Jardim da Serra-SC, 71km-h em São Miguel Arcanjo-SP.
São Paulo
As instabilidades que se depreenderam desta frente fria causaram chuvas fortes também em São Paulo, com acumulados de 23mm em Barra do Turvo-SP, 22mm em Avaré-SP e 21mm em Iguape-SP, correspondendo a cerca de 15% da média esperada para o mês de outubro. Na Capital Paulista, as chuvas que começaram por volta das 4horas variaram entre fracas e moderada, mas vieram acompanhadas de trovoadas, somando 7mm até o momento. Houve ainda registro de rajadas de vento forte no aeroporto de Congonhas, com rajadas que chegaram aos 52km-h.
Centro-Norte
Já na maior parte do Centro-Norte do País, o tempo segue seco e com pouca nebulosidade e temperaturas elevadas. Neste inicio de manhã as mínimas ficaram próximas dos 23°C em Salvador-BA e em Teresina-PI, dos 25°C em Fortaleza-CE e dos 26°C em São Luis-MA.
Tendência
Na Região Sul, devido há formação de um ciclone extratropical, a nebulosidade aumenta, causando chuvas com riscos de temporais, acompanhados de grandes acumulados de chuva, intensas rajadas de ventos, descargas elétricas e até mesmo queda de granizo.
Durante a terça-feira, esse ciclone dá origem a uma frente fria, ocasionando no decorrer dessa semana declínio de temperatura principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná.
Já nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, devido ao calor e a umidade, há condição para pancadas de chuva, com destaque ao final da tarde e a noite em vários municípios, podendo até mesmo chover de forma mais forte.
As chuvas vêm acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e de um modo mais isolada há uma pequena chance para quedas de granizo. Principalmente no Sudeste entre São Paulo e o Rio de Janeiro, essas chuvas podem causar transtornos como alagamentos. Pelo menos até quinta-feira essa condição de tempo persiste sobre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. No Nordeste o tempo fica seco, ensolarado e bastante abafado e no norte de Minas Gerais haverá predomínio de sol.
Quarta-feira (24)
Na quarta-feira, o dia começa com entre nuvens entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Mas com o avanço da frente fria as instabilidades ganham força e até o fim do dias chove em grande parte destes Estados. Já em São Paulo a frente fria mantém no tempo muito nublado e com chuvas a qualquer momento. Estas chuvas sobre o Sudeste ocorrem na forma de pancadas e como as temperaturas ainda permanecem elevadas há condição para temporais. O dia começa com temperaturas amenas, muito em parte devido a nebulosidade, com mínimas acima dos 20°C no Rio de Janeiro, litoral do Espírito Santo e no oeste de São Paulo e Minas Gerais. Entre o oeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro, durante à tarde, a temperatura chega aos 35ºC, e na faixa leste do Sudeste a temperatura máxima varia entre 26ºC e 32ºC.
No Nordeste, a quarta-feira terá tempo seco no nordeste e durante à tarde, persistindo a previsão de baixos índices de umidade relativa, abaixo de 30%.
As informações são da Somar, INPE e Newscafeicultura, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Fonte: Portal Café Point