Governo do ES incentiva investimentos na melhoria da qualidade do café conilon

[imagem65] O Governo do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura de Vila Valério, promoveu no município um grande encontro de cafeicultores e profissionais que atuam no setor. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (14), quando em todo o Estado é celebrado o “Dia do Início da Colheita do Café Conilon”.

Mais de 300 produtores participaram do evento, que também contou com a participação do diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, do prefeito de Vila Valério, Edecir Felipe, do coordenador estadual de cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, dentre outras autoridades.

Na abertura do encontro Romário Gava Ferrão falou sobre a importância de produzir um café de qualidade. “Há seis anos o Incaper realiza, com parceiros, a campanha para produção de café conilon de qualidade. A ação consiste na realização de um conjunto de atividades que visam capacitar, e conscientizar o cafeicultor sobre a importância de produzir com qualidade, e as formas para se alcançar esse objetivo”, afirmou.

Produtores rurais de diversos municípios também estiveram presentes. O cafeicultor Renato Scarpat, de Vila Valério, destaca a importância do trabalho do Incaper na busca pela qualidade do café conilon: “Mais do que um profissional, o técnico, o extensionista do Incaper é um amigo do produtor rural. Esta parceria é fundamental neste processo em busca da qualidade”, ressalta o produtor.

[imagem66] 

O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, representou o Governo do Estado no evento. Ele ressaltou a participação do Incaper não apenas na agricultura familiar, mas no dia a dia de todos os capixabas. E destacou que o desafio da qualidade vai além da xícara. “Por trás da xícara tem gente, tem meio ambiente, política pública, e muitas outras coisas envolvidas. Vamos mostrar este novo produto, com aspectos diferenciados, que vai encantar o mundo”, lembrou.

Ainda sobre a qualidade do conilon, Evair de Melo lembrou a importância de o produtor rural seguir os 10 mandamentos para produzir um café de qualidade. E anunciou: “Fica declarada, iniciada e autorizada a colheita do conilon no Espírito Santo”. Uma colheita simbólica marcou o início da safra 2012 deste café no Estado.

Campanha pela qualidade do café

Entre as principais ações da campanha pela qualidade do conilon estão o adequado planejamento e gestão das atividades associadas à produção; a melhoria das estruturas da colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento; a capacitação permanente dos técnicos e dos cafeicultores; a transferência de tecnologia aos produtores; implementação de salas de provas para classificação do café e concursos de qualidade.

Além disso, o Incaper elaborou os dez mandamentos para produzir café conilon com qualidade, que consistem em indicações técnicas para orientar os produtores. Entre elas, destaca-se a recomendação de iniciar a colheita quando mais de 80% dos frutos estiverem maduros e procedimentos específicos para a secagem, como a manutenção da temperatura de, no máximo de 60°C na massa do café, quando utilizar o secador mecânico.

Espírito Santo prevê safra histórica de café em 2012

A safra de café no Estado bateu recorde em 2011 e as previsões para este ano são ainda mais positivas. Para 2012, a colheita esperada é de 12,06 milhões de sacas, sendo 2,81 milhões de café arábica e 9,25 milhões de conilon. A safra capixaba prevista será superior em 4,21% a do ano passado, que foi de 11,57 milhões de sacas.

Cafeicultura no Espírito Santo

O Espírito Santo ocupa menos de 0,5% do território brasileiro. Nessa pequena área está inserida uma das mais imponentes cafeiculturas do mundo, numa área aproximada de 500 mil hectares, responsáveis pela produção anual de 11,5 milhões de sacas, entre arábica e conilon, oriundas de 60 mil propriedades. Essa produção coloca o Espírito Santo como o segundo maior produtor do Brasil, com 25% da produção nacional. Quando se trata apenas do conilon, o Estado ocupa o primeiro lugar, com 72 % da produção no Brasil. Se fosse um País, o Estado seria o terceiro maior produtor mundial, perderia pelo próprio Brasil e Vietnã.

O café está presente em todos os municípios capixabas, exceto Vitória, sendo o maior gerador de empregos no Estado. A cafeicultura é a principal atividade econômica em 80% dos municípios e representa, sozinha, 43% do PIB agrícola do Espírito Santo. Toda a cadeia produtiva gera aproximadamente 400 mil postos de trabalhos por ano, e só no setor de produção são envolvidas 131 mil famílias. A produção que gera esse grande negócio é obtida prioritariamente por produtores de base familiar, com tamanho médio das lavouras em torno de 4,8 hectares para o café arábica e 9,4 hectares para o conilon.

Dentro da produção de café estadual, aproximadamente 73% é de conilon e 26% de arábica. O conilon é cultivado em 64 municípios, em regiões quentes, com altitudes inferiores a 500 metros. Os maiores produtores são Vila Valério, Jaguaré, Sooretama, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Nova Venécia, Pinheiros, São Gabriel da Palha, cuja produção de cada município é superior a 400 mil sacas por ano. A safra de conilon em 2010 foi de 7,33 milhões de sacas.

Já o arábica é produzido em 43 municípios capixabas, em regiões com altitude superior a 500 metros, envolvendo 20 mil propriedades. Cerca de 70% da produção advém das regiões do Caparaó e Serrana, sendo que os principais municípios produtores são Brejetuba, Iúna, Vargem Alta, Muniz Freire, Irupi, Ibatiba. A produtividade média no Estado é de 15,2 sacas beneficiadas/ha, mas muitos produtores alcançam produtividades superiores a 40 sacas/ha, atingindo até 80 sacas/ha. A safra estimada para 2010 é de 2,74 milhões de sacas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco e Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
(27) 3636-9865/3636-9868/9850-2210

Fonte: Web SEAG – Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca

Download

Download