Especialistas acham necessário criar agência para o café colombiano
Um estudo da Associação Nacional de Instituições Financeiras (Anif) advertiu que a criação de uma agência de café na Colômbia seria a solução para salvar a agricultura da região. A opção da Anif é fazer algo similar ao que foi feito com hidrocarbonetos, separar as tarefas de regulamentação e produção, quando separou a Ecopetrol da Agência Nacional de Hidrocarbonetos. Eles garantem que não existe uma instituição cafeeira que impeça a livre competição.
O estudo da Anif considera que, quanto mais tarde se tratar desse assunto, “mais fundo cairá a produção de café do país”. A produção de café da Colômbia caiu de 12-14 milhões de sacas nos anos noventa para 8 a 9 de agora, o que supõe que a quantidade de café exportada tenha caído de modo alarmante no período entre 1990 e 2011. “O não cumprimento em volumes e qualidade se traduzem em perdas de credibilidade frente ao mercado mundial de café”.
A Federação de Cafeicultores da Colômbia (Fedecafé) justificou o não cumprimento de suas promessas (em 2011, anunciaram 9,5 milhões de sacas, mas a produção real foi de 7,8 milhões) pelo excesso de chuvas nas regiões cafeeiras, elevados preços de fertilizantes, renovação de 300.000 hectares e diferentes pragas no verão.
Apesar de todas essas críticas, a Anif falou de avanços institucionais, como o aumento da transmissão do preço ou a separação que vem sendo obtida de alguns negócios cafeeiros, como a Procafecol.
A reportagem é do www.americaeconomica.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Fonte: Portal Café Point