Comitiva capixaba apresenta qualidade do café Conilon do Estado
Fonte: Assessoria de Comunicação Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural-.
Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicafé ES
[imagem223] Nesta segunda-feira (22), o Espírito Santo é representado num seleto grupo que discutirá os rumos da cafeicultura brasileira. O encontro, que ocorre em São Paulo, é organizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB) e conta com a presença de produtores, provadores, especialistas e demais interessados por temas relacionados à cadeia produtiva da cafeicultura.
No Espírito Santo, o café Conilon é o principal produto agrícola em 80% dos municípios capixabas. É cultivado em aproximadamente 300 mil hectares, por mais de 78 mil famílias localizadas em 40 mil propriedades rurais.
Abaixo, a matéria na íntegra, publicada pela Assessoria de Comunicação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e divulgada pelo portal do Incaper (clique aqui e acesse a matéria no portal do Instituto Capixaba).
—
Qualidade do Conilon capixaba é apresentada ao País
Produtores, provadores, especialistas, e demais interessados na cadeia produtiva do café discutem os rumos da cafeicultura no País. E o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) faz parte deste seleto grupo, organizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), que se reúne nesta segunda-feira (22), em São Paulo.
O encontro vai tratar diversos aspectos relacionados à cadeia produtiva da cafeicultura. As discussões foram divididas em três temáticas: a Cafeicultura de Arábica no País, a Produção de Conilons Especiais no Espírito Santo e a Indústria Nacional de Cafés Solúveis. O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, especialista em qualidade do café; o pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão; e o degustador Artur Fiorott, da Conilon Brasil; participam do evento.
O Incaper apresenta aos participantes do evento os excelentes resultados obtidos com a integração de pesquisa, assistência técnica e extensão rural no Estado. O que vamos mostrar neste encontro pode ser resumido em uma frase: a ciência revelando a qualidade do Café Conilon. Nos últimos dez anos, a qualidade do Conilon não era tão conhecida. As pesquisas científicas desenvolvidas na área de produção; de colheita, secagem e beneficiamento; e também na industrailização do café, mostram que o Conilon, junto com o Arábica de qualidade, forma um produto final ainda melhor, disse Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.
As novas variedades clonais de café Conilon, lançadas recentemente pelo Incaper, também serão apresentadas no evento. Pela primeira vez no mundo, análises sensoriais foram utilizadas como critério para a seleção dos novos clones. As cultivares Diamante Incaper 8112, Jequitibá Incaper 8122 e Centenária Incaper 8132 diferenciam-se pela época de maturação dos frutos. Para o produtor, o escalonamento da colheita traz diversas vantagens, como a melhor gestão da mão de obra e a melhor utilização de terreiros e secadores. A alta produtividade das novas variedades permite o aumento da produção na indústria cafeeira. E a excelente qualidade da bebida é a maior vantagem para o consumidor.
O Brasil não tem uma tradição de qualidade do Conilon, mas o Incaper conseguiu desenvolver este importante projeto para o Robusta no país. Neste encontro, vamos estabelecer o Brasil como fonte de qualidade. É a nossa arma para combater os concorrentes internacionais, disse Henrique Sloper, presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), que também participa do evento.
O Conilon no Espírito Santo
O café Conilon é o principal produto agrícola em 80% dos municípios capixabas. É cultivado em aproximadamente 300 mil hectares, por mais de 78 mil famílias localizadas em 40 mil propriedades rurais.
A cultura do Conilon emprega mais de 250 mil pessoas no Estado, e a média de produtividade é de 35 sacas por hectare. Em 2012, a produção capixaba foi de 9,7 milhões de sacas, o que representa quase 80% da safra brasileira, e 20% do café Robusta do mundo. Para melhorar ainda mais estes números, o Incaper promove diversas ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura no Espírito Santo.
O Programa Renova Sul Conilon é um exemplo. O objetivo é renovar e/ou revigorar as lavouras de café Conilon na região Sul do Estado, com foco no aumento da produtividade e na melhoria da qualidade.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper