Café capixaba: novas variedades são apresentadas em conferência internacional na Colômbia
Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicafé ES.
A cafeicultura do Espírito Santo está representada na 25ª Conferência Internacional do Café (Asic 2014). O evento, realizado até o próximo sábado (13) na Colômbia, é considerado um dos mais importantes no mundo em ciência, inovação e sustentabilidade do setor cafeeiro, e conta com a presença do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, participa do evento. Ele apresenta as novas variedades clonais de Coffea canephora com qualidade superior de bebida: Diamante ES 8112, ES 8122 Jequitibá e Centenária ES 8132.
É o mais expressivo evento técnico-científico do mundo do café. São apresentados aqui os principais avanços tecnológicos das diferentes áreas do conhecimento, como fisiologia, melhoramento genético, química, biotecnologia, qualidade, clima, pragas e doenças e sustentabilidade. É uma conferência com profissionais renomados, que agrega no que se refere a conhecimento e contribui para um intercâmbio de experiências, disse Ferrão.
Sobre a Asic 2014
A 25ª edição da Conferência tem como objetivo reunir pesquisadores, especialistas, e representantes do setor privado que trabalham em diferentes campos da ciência cafeeira. O evento foca os desafios enfrentados pelo setor cafeeiro mundial, incluindo conferências, palestras e apresentações voltadas às questões agronômicas, o consumo de café, saúde humana, química e tecnologia, entre outros temas relevantes.
A 25ª edição conta com a participação de cerca de 400 especialistas de mais de 35 países dos cinco continentes. O local escolhido para sediar a conferência neste ano foi a cidade de Armênia, departamento de Quindío, localizada no epicentro da cafeicultura colombiana, cuja paisagem cultural cafeeira foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 2011. A conferência está sendo organizada pela Federación Nacional de Cafeteros de Colômbia FNC e pelo Centro Nacional de Investigaciones de Café, o Cenicafé.
O Brasil, seguramente, depois da Colômbia, é o país que conta com maior número de participantes na Asic 2014. Representantes de cerca de 25 instituições públicas de ensino e pesquisa e também da iniciativa privada de vários estados do Brasil estão presentes no evento apresentando resultados de suas investigações para o seleto público presente. Destaque para o apoio de instituições de fomento à pesquisa como CNPq, Consórcio Pesquisa Café, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café INCT e fundações de amparo à pesquisa como Fapemig e Fapesp.
A participação maciça e efetiva do Brasil na Asic 2014 demonstra que o país mantém o protagonismo na ciência cafeeira mundial, apresentando resultados e buscando novas parcerias com entidades de vários países. A manutenção da cafeicultura mais eficiente e competitiva do mundo, a brasileira, é, e sempre deve ser respaldada e amparada por investimentos em ciência e tecnologia
Por: Sérgio Parreiras Pereira / Pesquisador do Instituto Agronômico IAC Especial para a Rede Social do Café.