Exportações brasileiras de cafés: principais países importadores
Os cafés brasileiros dos tipos verde, solúvel, outros extratos, cascas, películas de café, torrado e moído tem grande participação na economia do Brasil. Para ser ter ideia, a participação em janeiro e fevereiro de 2013, gerou uma média de 943 mil dólares (exatos US$943.147) para a economia interna, informações estas da AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/MDIC.
Na escala de principais importadores de cafés brasileiros equiparados nos períodos de janeiro e fevereiro dos anos de 2012 e 2013, fica no topo para a exportação do café verde a Alemanha. Por sua vez, os Estados Unidos é o maior importador de café solúvel- mesmo descafeinado- além do café torrado e moído. Já as exportações brasileiras de outros extratos, essenciais, prepars, concentrados de café o Japão é o maior importador.
Mais detalhes sobre a exportação dos cafés brasileiros apresentados nos quadros abaixo, que tem como fonte o MDIC/SECEX – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio/ Secretaria de Comércio Exterior, conforme divulgado no Informe Estatístico do café. O Informe é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA, junto a Secretaria de Produção e Agroenergia SPAE e o Departamento do Café DCAF¬.
Fonte: Informe Estatístico do Café, por MAPA, SPAE e DCAF.
Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicafé ES.
[imagem180]
[imagem181]
[imagem182]
[imagem183]
[imagem184]