Após sequência de recuo, perspectiva de crédito sobe 0,4%

Para a Fecomércio-ES, a expectativa é que no início de 2013 os avanços em relação a perspectiva de crédito sejam mais expressivos

A perspectiva de crédito ao consumidor subiu pela segunda vez consecutiva, em setembro. O Indicador apresentou um crescimento de 0,4% e atingiu 96,4 pontos, segundo pesquisa da Serasa Experian. Desde outubro de 2011 este índice exibia sequência de queda, sendo revertido em agosto e setembro deste ano.

Na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), as concessões de crédito ainda devem continuar brandas, já que os consumidores estão aproveitando as taxas de juros mais baixas e o momento favorável do mercado de trabalho para quitar dívidas. A expectativa é que o setor volte a crescer a partir do início de 2013.

“As instituições financeiras elevaram o rigor na admissão de crédito, em compensação o consumidor tenta diminuir a inadimplência antes de voltar às compras. Os níveis de capixabas endividados devem frear e proporcionar uma recuperação mais definida nas concessões de crédito no início de 2013,” diz José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio/ES.
 
Já em relação às empresas, o indicador sofreu leve recuo de 0,2%, e marcou 100,3 pontos. Apesar disso, as concessões de crédito às empresas devem seguir a trajetória de crescimento junto à atividade econômica, ao longo de 2013.


Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-ES