Vencedores do Prêmio Pio Corteletti Arábica, promovido pela Coopeavi, são conhecidos no ES e em MG

As noites dos dias 10 e 11 de dezembro foram de comemorações. Nesses dois dias ocorreram as entregas do Prêmio Pio Corteletti Arábica, etapa de Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES), respectivamente.

[imagem410] O concurso premiou os melhores cafés arábica dos cooperados da Coopeavi, da categoria cereja descascado, em ambos Estados, e em Minas ainda houve premiação dos melhores da categoria Natural. Ao todo foram distribuídos R$34.500 em dinheiro como prêmio aos melhores, além de certificado de excelência de qualidade aos cinco melhores cafés de cada categoria.

O primeiro evento ocorreu em Caratinga (MG) e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas. Além dos diretores da Coopeavi, a cerimônia contou com presenças de autoridades regionais, como o cooperado e vice-prefeito de Caratinga, Odiel de Souza, e vereadores de cidades vizinhas.

Os ganhadores, Geraldo Orcini do município de Piedade de Caratinga (categoria natural) e Macks Lopes de Caratinga (cereja descascado), conseguiram notas 83,75 e 85, respectivamente. Ambos são sócios da Coopeavi há aproximadamente quatros anos, quando a cooperativa se instalou em Caratinga.

“Eu durmo com o meu café, trabalho com dedicação total, toda noite verifico a temperatura das leiras de café no terreiro. O resultado é consequência desse esforço contínuo, tudo que a gente faz com amor tem retorno positivo.”, afirma Geraldo Orcini. Os produtores Airton Cirino (Santa Rita de Minas), Adeir Mendes (Santa Rita de Minas), Geraldo Magela (Ubaporanga) e Ademar Rodrigues (Ubaporanga) completaram a lista de premiados da categoria Natural. Já na Flávio Marigo (Ubaporanga), José Geraldo (Caratinga), Aureo Trajino (Ubaporanga) e José da Cunha (Conselheiro Pena) fecharam a lista de melhores cafés da categoria Cereja Descascado.

“Comecei a descascar o café há cinco anos. No início foi devido à falta de mão de obra, mas devido o incentivo da Coopeavi comecei a trabalhar visando a qualidade e um lucro maior.”, afirma Macks Lopes.

Já a final da etapa capixaba reuniu cerca de 100 produtores em Santa Maria de Jetibá. O melhor café da etapa capixaba veio de Afonso Cláudio. O produtor Lourenço Mageski, morador de Vila Pontões, produziu um café com nota 89,04 e levou o prêmio máximo. Ele que pela primeira vez participou do Prêmio Pio Corteletti e levou para casa um cheque de quatro mil reais, certificado de excelência e a comprovação que seu café é gourmet.

A diferença entre os cinco primeiros na etapa capixaba foi muito pequena. Todos eles tiveram notas superiores a 86. O vencedor da última edição (2013), Erineu Stich, de Santa Maria de Jetibá faturou a segunda posição, seu café ganhou nota de 87,58. Os produtores Marcos Nalli (Castelo), Argeo Possimoser (Santa Maria de Jetibá) e Edmar Buzato (Marechal Floriano) fecharam a lista dos cinco primeiros colocados, com notas 87,29; 87,16; e 89,91, respectivamente.

“É a primeira vez que coloco meu café para disputar esse prêmio da Coopeavi. A presença constante dos técnicos da cooperativa na propriedade contribuiu muito para chegar a esse resultado. Estou muito feliz.”, sintetizou Lourenço Mageski.

Sobre o Prêmio Pio Corteletti Arábica – O Concurso tem como objetivo de premiar os produtores, cooperados da Coopeavi, que produzem café arábica de qualidade e disseminar boas práticas de manejo. Com edições anuais desde 2012, a participação é gratuita para todos cafeicultores/cooperados do Espírito Santo e Minas Gerais.