Setor de café observa as primeiras floradas da safra 2015/2016

Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicafé ES.
De acordo com o Cepea, relatos de agentes do setor têm sido positivos.

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

[imagem368]
Com a colheita da safra atual (2014/2015) bem avançada nas principais regiões de arábica e já encerrada nas áreas de robusta, o setor cafeeiro está de olho na abertura das primeiras floradas da próxima temporada. É a avaliação dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), divulgada nesta quinta-feira (21/8).

De acordo com o comunicado, nas lavouras de robusta, a abertura está no período esperado. Nas de arábica, em algumas praças, as floradas estão adiantadas. Até o final da semana passada, a primeira florada de robusta já tinha sido observada de maneira expressiva nas lavouras do Espírito Santo e de Rondônia.

“Agentes comentam que a florada foi boa e, em algumas áreas, a segunda florada já é esperada para os próximos dias. Quanto às regiões de arábica, no início deste mês, houve abertura pontual de florada nas praças de Mogiana paulista e do Sul de Minas Gerais e uma mais expressiva no Cerrado mineiro”, informou a instituição.

Ainda de acordo com o Cepea, a florada está adiantada neste ano. Com isso, alguns agentes indicam que, no mesmo pé ainda restam grãos a serem colhidos. Em lavouras que contam com colheitadeira mecânica, no momento da colheita, algumas flores também foram retiradas.

Preços
Com relação aos preços, o café arábica acumula desvalorização de 2,68% no acumulado do mês de agosto. Nesta quarta-feira (20/8), o indicador medido pelo Cepea chegou a R$ 420,33 por saca de 60 quilos.

O café robusta registra desvalorização de 3,15% no mês. Nesta quarta-feira (20/8), o indicador chegou a R$ 243,97 por saca.