Pesquisa da Fecomércio/ES indica menos dívidas em junho

Já número de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas subiu para 12,5%.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), o percentual de famílias com contas em atraso recuou em junho. O índice caiu de 69,7% em maio de 2012 ante 63,2% do total das famílias no mês atual. Porém, o percentual de endividados encontra-se em patamar superior em relação a junho de 2011, quando o indicador apresentou marca de 60,8% de devedores.

O número de famílias endividadas com as contas em atraso teve significativa redução comparado a maio, passando de 30,1% para 23,8% das famílias. Já o número de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas subiu: segundo a PEIC, o percentual passou de 8,0% para 12,5%.

Para o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, há uma tendência recente de redução do nível de endividamento das famílias, e a evolução ainda favorável do mercado de trabalho contribuiu para o resultado. “Podemos perceber que mesmo com os estímulos monetários e fiscais para a oferta de crédito e para o consumo de bens duráveis, as famílias estão cautelosas em relação ao endividamento, porém o índice ainda apresenta parcela relevante de famílias endividadas”, afirma o presidente.

O cartão de crédito ainda é o maior vilão das dívidas capixabas, apontado por 65% das famílias, seguido pelo financiamento de carro (17,2%), crédito pessoal (17,2%) e cheque especial (10,7%). A parcela do salário comprometida com endividamentos chega em média a 30,7% da renda.

O estudo ainda mostrou que as famílias com renda de até 10 salários mínimos possuem mais dívidas do que as que ganham mais do que esse valor, com diferença de 65,7% para 53,8%.

Mais informações:
Iá! Comunicação (27) 3314-5909 – Simone Sandre -9956-7651/ Thaynara Lebarchi –  9825-0410
Fonte: Iá! Comunicação