O Barista

O que é ser um barista?

Barista é o profissional tecnicamente especializado em cafés e seus derivados. Esse profissional é responsável por preparar e servir cafés, sejam espressos, comuns ou especiais, além de desenvolver bebidas à base de café, com licores, cremes, bebidas alcoólicas, etc. O barista deve ter profundo conhecimento sobre a história do café, as características do grão, os processos de plantio, colheita, torra e moagem, além de conhecimento de detalhes da extração da bebida.

Quais as características desejáveis para ser um barista?

Para ser um barista, o profissional deve, além de conhecer as características do café, apreciá-lo e procurar desenvolver e aprimorar cada vez mais suas receitas e experimentos com o grão. Outras características interessantes são:

  • Responsabilidade
  • Sensibilidade
  • Dinamismo
  • Metodologia
  • Flexibilidade
  • Autoconfiança
  • Facilidade de lidar com as pessoas
  • Gosto pela culinária

Qual a formação necessária para ser um barista?

Para ser um barista é necessário que o profissional tenha realizado um curso de formação ou capacitação de baristas, que é oferecido por algumas instituições de ensino e por profissionais do ramo. O curso tem grade curricular ampla e visa formar um barista completo. Algumas matérias que fazem parte da grade curricular do curso são: a história do café; regiões produtoras de café no mundo; cafés especiais; processo produtivo; torra, moagem e empacotamento; equipamentos; expressos; vaporização do leite; entre outras.

Principais atividades:

Estudar os diferentes tipos de café e sua história
Escolher o tipo de café que trabalhará em cada ocasião
Em alguns casos, acompanhar, inclusive o plantio, a torra e a moagem dos grãos
Desenvolver receitas próprias, ou aprimorar as já existentes, de drinks e bebidas com base no café
Preparar e servir o café, sempre em busca da xícara perfeita

Áreas de atuação e especialidades

O barista trabalha em locais onde o café é servido, geralmente em cafeterias, casas de cafés, restaurantes, bares, hotéis, etc. A função desse profissional é produzir e servir a bebida, ou derivados dela, aos seus clientes, buscando sempre a satisfação do cliente. O barista também pode trabalhar diretamente com a produção e processamento dos grãos, embora seja menos comum, buscando aplicar seus conhecimentos, em parceria com profissionais de outras áreas e assim, aprimorar a produção.

Mercado de trabalho

A profissão de barista ainda não é tão difundida no Brasil quanto no exterior, onde é mais divulgada e reconhecida. Entretanto, já temos muito profissionais brasileiros que encontraram reconhecimento e conseguiram premiações em concursos nacionais e internacionais, além do terem conseguido o respeito dos consumidores e apreciadores do bom café. A profissão tende a crescer, uma vez que o café é uma bebida apreciada e muito consumida mundialmente.