Mercado Cafeeiro num Processo de Acomodação, TV Maros

POR MARCUS MAGALHÃES*

O dia no mercado cafeeiro foi lento e marcado por um processo de acomodação ante as recentes e grosseiras volatilidades. As bolsas internacionais operaram sem mostrar convicção e com isso, não deram margem para que oscilações representativas fossem vistas. Mais uma vez, a cautela dos investidores prevaleceu deixando os patamares vigentes tanto em NY quanto em Londres, operando dentro do atual intervalo mercadológico.

Para amanhã é esperado a continuidade deste movimento de consolidação dos níveis já que não há no front, qualquer nova variável por ser precificada. A grande verdade é que o próximo e grande divisor de águas do mercado será a entrada e por tabela, a constatação do estrago na safra cafeeira. O mercado carece de uma maior claridade desta variável já que há no front muitas informações, opiniões e apostas desencontradas neste assunto. Até lá, ao que parece, o mercado internacional deverá continuar a operar sem pressão, apenas respeitando, os atuais níveis de preços.

Algumas considerações: 1- Dólar no Brasil opera em baixa e fomenta alta das bolsas. 2- No último relatório dos traders foi indicada a manutenção das posições compradas. Dentro deste cenário e considerações mercadológicas, a prudência dos operadores se faz presente já que os sinônimos do negócio café são adrenalina e emoções nas alturas!!! Cuidado e atenção!!!

*Presidente do Sindicato dos Corretores de dos Corretores de Café do ES, Diretor Financeiro da Federação do Comércio do ES e representante do Espírito Santo no Conselho Nacional do Café-.