III Prêmio Conilon Especial apresenta melhores cafés conilon

Fonte: Equipe Conilon Brasil

[imagem403] A cerimônia de encerramento do III Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade- apresentou seus ganhadores. A cerimônia realizada na tarde da última terça-feira, 25, em Vila Velha, na Chocolates Garoto, teve como destaques o bicampeonato do produtor João Delpupo, de Afonso Claudio, na categoria cereja descascado, e de Mauriceia Aparecida Bleirdson, no natural, sendo a primeira produtora a conquistar o prêmio.

Esta terceira edição chega a sua etapa final superando desafios e recordes. Foram 398 inscrições, provenientes de 38 municípios capixabas diferentes, representando 6% daqueles que produzem o Conilon. Foram 278 amostras na categoria natural e outras 120 no cereja descascado. “Estes volumes são de expressividade nacional. Nenhum outro local consegue produzir tantos cafés e com tanta qualidade”- considerou o diretor de Marketing da Conilon Brasil, Artur Fiorott.

Durante a cerimônia, o Governador do Estado, Renato Casagrande, considerou o resultado o concurso um somatório de esforços. Citou os trabalhos em tecnologias pelo Incaper e o trabalho no dia-a-dia no campo, por parte de cada produtor. “Estamos na vanguarda da cafeicultura mundial. Temos tecnologias e produtores que estão empenhados em ter maior produção e melhor qualidade a cada dia”- comentou.

Para o Secretário Estadual de Agricultura, Ênio Bérgoli, o momento reforça uma nova fase para a cafeicultura capixaba, onde a produção quantitativa passa a preocupar-se com critérios qualitativos. A cerimônia homenageou os 10 melhores cafés de cada categoria. Foram distribuídos mais de R$ 50 mil em prêmios. Garantiram ainda o pagamento de um ágio, sobre os lotes, que chegam a até 20%.

Desde sua primeira edição o Prêmio Conilon Especial tem por objetivo reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon, Coffea canephora, de qualidade no Estado do Espírito Santo, através do uso de práticas sustentáveis de produção. Buscou ainda fomentar a produção de cafés de qualidade, visando a conquista de um mercado diferenciado para o Conilon Capixaba,  agregando  valor  à produção e gerando qualidade de vida no campo.

As empresas apoiadoras do concurso, e incentivadores desta nova faze da cafeicultura capixaba, Nescafé, Coopeavi e Heringer parabenizaram os produtores pelos resultados e destacaram o compromisso com uma cafeicultura produtiva, de qualidade e sustentável.

O bicampeão na categoria cereja descascado, João Delpupo, Afonso Claudio, comentou que para alcançar o resultado é importante o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. A produtora rural campeã na categoria natural, Mauriceia Aparecida Bleirdson, de Cachoeiro de Itapemirim avaliou que todos os esforços valeram a pena.

[logo402]