Futuro da Anater é discutido em Brasília

Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicafé ES.

Visando debater o futuro da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), diversos diretores regionais da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e membros do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) se reuniram na última segunda-feira (02) em Brasília. Entre os presentes estava Maxwel Assis de Souza, diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Segundo o presidente o encontro foi de grande valia para as instituições que buscam fortalecer os serviços de pesquisa e ATER para os agricultores familiares, não somente em quantidade como também na qualidade destes serviços. “Podemos traçar os rumos para que o homem do campo possa ter acesso aos melhores serviços. Para isso precisamos garantir uma participação efetiva. Com as metas traçadas a expectativa é que a produtividade e renda das famílias aumentem”, destacou.

A agricultura familiar brasileira é responsável pela produção de cerca de 50% da cesta básica e grande mantenedora dos recursos naturais. Ainda na segunda-feira, o grupo se reuniu com o assessor chefe da Casa Civil, Marcos Antônio de Oliveira, no Palácio do Planalto, representando 211 instituições participativas na atuação das principais políticas públicas e sugestões para garantir sucesso na criação da Agência.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper