Fecomércio ES divulga sinopse do mercado via CNC

Fonte: Ascom Fecomércio ES
Divulgação: Assessoria de Comunicação ES

Noticiário do dia 03/06/2014

A balança comercial brasileira registrou um superávit (quando as exportações são maiores que as importações) de US$ 712 milhões em maio deste ano, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). É o melhor resultado mensal deste ano, mas o pior para meses de maio em 12 anos. Em 2002, o superávit foi de US$ 384 milhões. Em maio do ano passado, de acordo com o governo federal, foi registrado um superávit de US$ 758 milhões nas transações comerciais do Brasil com o exterior. A série histórica do Ministério do Desenvolvimento tem início em 1994. No mês passado, as exportações recuaram 4,9%, contra maio de 2013, para US$ 20,75 bilhões. Ao mesmo tempo, as compras do exterior somaram US$ 20,04 bilhões e registraram queda de 4,8% sobre o mesmo mês do ano passado.

————————————————————————————————————————————–

A empresa de meios de pagamento Cielo e a produtora de software para varejo Linx anunciaram acordo para a criação de joint venture (parceria) voltada ao desenvolvimento e venda de solução de automação comercial e gestão para pequenos varejistas. As empresas informaram em comunicado à imprensa que pesquisa realizada pela Cielo em 2013 com mais de 800 proprietários ou responsáveis pela gestão de estabelecimentos dos segmentos de alimentação e vestuário concluiu que essa oferta “apresenta um grande potencial, visto que 52% dos entrevistados não possuem automação comercial”.

————————————————————————————————————————————–

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmerman, descartou a possibilidade de falta de energia durante a Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho. De acordo com ele, o suprimento está garantido até o final de 2015. A informação foi divulgada, durante o VI Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira, na Fundação Getulio Vargas (FGV), Zona Sul do Rio. “Isso é uma pergunta tranquila [se faltará luz na Copa], no sentido de que, a partir de eventos extremos, nos meses de março, abril e maio, o sistema veio melhorando. Então, estamos com tranquilidade. Nós não falamos nesse meio [período], falamos em final de 2015. Até lá, o suprimento está garantido para aquilo que o sistema foi planejado”, afirmou.

————————————————————————————————————————————–

A partir do próximo dia 16, pela primeira vez uma mulher passará a comandar o Superior Tribunal Militar (STM), organismo responsável por julgar em última instância os crimes militares. Constitucionalista e de posição liberal, a ministra Maria Elizabeth Teixeira Rocha afirmou em entrevista que, como primeira medida dos nove meses em que presidirá o STM, vai mandar digitalizar e dar publicidade aos arquivos do tribunal referentes ao período da ditadura militar. Defensora dos direitos humanos e das liberdades individuais, Elizabeth Rocha diz que a Lei da Anistia foi necessária para garantir a transição para a democracia, mas ressalta que aquele momento da história passou. Para ela, é pertinente discutir a revisão da legislação que garantiu perdão a militares que praticaram crimes de tortura.

————————————————————————————————————————————–

O dólar comercial está cotado a R$ 2,27 em alta de 1,81%. A Bovespa opera em alta de 0,72% com 51.605 pontos e negócios no valor de R$ 5,47 bilhões. Risco Brasil em 210 pontos. Dow Jones em alta de 0,16% e Nasdaq em baixa 0,13%. Euro a US$ 1,3596 ou R$ 3,095.

Fontes: O Globo, Folha.com, G1 e Broadcast (Agência Estado).