Espírito Santo: estimativa do café, de acordo com análise da Conab.

Disponibilizado abaixo fragmento da análise sobre a Terceira Estimativa da Safra do Café 2013/2014 realizada pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento-. O texto, publicado na íntegra, é sobre o café no Espírito Santo.

Fonte/Publicação: Conab – Companhia Nacional de Abastecimento-.
Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicafé ES.

ESPÍRITO SANTO
No atual levantamento realizado durante o mês de agosto de 2013, a previsão para a produção total de café (arábica e robusta) no estado do Espírito Santo indica um volume de 11.697,0 mil sacas de café beneficiadas. A espécie robusta deverá atingir 8.211,0 mil sacas, representando 70,20% e a espécie arábica com 3.486,0 mil sacas, ou 29,80% da produção total do estado.

A pesquisa indica uma produtividade média de 20,50 sacas por hectare para o café arábica e 29,00 sacas por hectare para o café robusta, resultando em uma produtividade estadual, ponderando café arábica e robusta, de 25,81 sacas por hectare (Tabela 1). Fazendo um paralelo entre a produção de 2012 e 2013, verifica-se decréscimo de 6,44% na produção geral do Espírito Santo. Houve acréscimo de 24,99% para o café arábica e decréscimo 15,46% para o café robusta.

Café Arábica
Para a terceira estimativa de previsão de safra cafeeira 2013, a produção do
Espírito Santo foi estimada em 3.486,0 mil sacas, 24,99% superior à produção de 2012 que foi de 2.789,0 mil sacas. Essa produção é oriunda de um parque cafeeiro em produção de 170.043 hectares. A pesquisa indica uma produtividade média de 20,50 sacas por hectare (Tabela 4).

O acréscimo de produção para o café arábica em relação ao ano anterior deve-se, sobretudo, aos seguintes fatores: condições climáticas favoráveis, lavouras no geral, com adequado vigor vegetativo; programa Renovar Café Arábica, que tem proporcionado a renovação e revigoramento das lavouras nas principais regiões produtoras de café arábica do Espírito Santo.

Registra-se um atraso generalizado na colheita em função do aumento da produção e a falta de mão de obra para a colheita, uma vez que em sua totalidade é realizada de forma manual. Esse retardamento pode interferir na qualidade final do produto e na produção na safra de 2014.

Café Robusta
Para a terceira previsão de estimativa de safra 2013 de café robusta, a produção foi estimada em 8.211,0 mil sacas, que representa uma redução de 15,46% em relação à safra 2012. Essa produção é oriunda de um parque cafeeiro em produção de 283.124 hectares. A pesquisa indica uma produtividade média de 29,00 sacas por hectare (Tabela 5).

Em 2012, em uma região expressiva do norte do estado houve chuvas intensas no momento da floração e fertilização dos cafezais, ocasionando, assim, problema de fertilização. Associado a esse problema, no período de 10 de dezembro de 2012 a 20 de janeiro de 2013, época de formação e enchimento de grãos, houve falta de chuvas e altas temperaturas na maioria das áreas de cultivo do robusta. Além de ‘falhas’ na formação, houve também problemas no enchimento dos grãos. Como consequência, redução na produção, baixo rendimento de beneficiamento e a produção de café com qualidade inferior (grãos pequenos, mal formados e com outros defeitos), em comparação com o ano de 2012.

Registra-se que as lavouras apresentam capacidade de superar essa produção. Para tal, há ainda, necessidade de melhoria nos preços, uma vez que os produtores necessitam de recuperação de suas capacidades de investimentos. As lavouras têm sido renovadas com variedades melhoradas e outras tecnologias associadas, que, com certeza poderão contribuir para aumentar de forma significativa a produção e melhoria na qualidade final do produto do café robusta no estado do Espírito Santo.

A remuneração mais adequada para os cafés robusta de qualidade superior, será um grande incentivo para os cafeicultores aumentarem a produtividade e inserirem mais intensamente no Programa de Melhoria da Qualidade do café robusta capixaba. Registra-se a escassez de mão de obra, sobretudo, na colheita do café robusta. Esse problema poderá comprometer o aumento da produção estadual, uma vez que todo o café é colhido de forma manual.
Na Tabela 7 encontra-se a estimativa dos meses de colheitas para a safra de 2013.

Verifica-se a maior concentração da colheita de café no Espírito Santo nos meses de maio, junho e julho. Aproximadamente 81% da colheita do café arábica já foi realizada, com maior concentração nos meses de junho, julho e agosto. Para o robusta, mais de 98% do café já foi colhido, com concentração nos meses de maio e junho.

Fonte/Publicação: Conab – Companhia Nacional de Abastecimento-.