Conilon capixaba surpreende na Semana Internacional de Café

[imagem379] Degustadores, corretores e pesquisadores surpreenderam-se com a qualidade do conilon capixaba. Por meio do Prêmio Conilon Especial diversas amostras participam do 9º Espaço Café Brasil. A expectativa é que novos horizontes e paradigmas sejam rompidos, após esta participação marcante em um dos maiores eventos cafeeiros do País, a Semana Internacional do Café.

Por meio do Prêmio Conilon Especial, amostras de cafés conilon produzidos no Espírito Santo foram expostas na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte. Na capital mineira, durante o 9º Espaço Café Brasil, o conilon especial capixaba teve seu espaço para ser avaliado, degustado e, assim, atrair outros olhares no mercado nacional e internacional.

Na noite de segunda-feira (15), na Sala de Cupping, as demonstrações contaram com 80 inscritos. Estiveram presentes representantes de produtores, torrefadores, indústrias de cápsulas e de países como Vietnã e Dinamarca. Parte do sucesso deu-se por oportunizar aos presentes a realização de análises físicas e sensoriais.

De acordo com Arthur Fiorott, da Conilon Brasil, empresa organizadora o Prêmio Conilon Especial, o momento é histórico, pois confirma o rompimento de paradigmas. Conta que para a maioria das pessoas café capixaba não tem a fama de poder ser produzido com qualidade. “Os resultados para nosso projeto é incomensurável. Em um único momento conseguimos apresentar o bom conilon capixaba a produtores, corretores, torrefadores e representantes do mercado mundial”- avaliou.

A Semana Internacional

O evento é uma iniciativa que reúne todas as pontas do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Nessa plataforma de atrações encontram-se cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Durante a Semana é realizada a maior feira do setor – o 9º Espaço Café Brasil – que gera negócios e contribui com a formação do mercado de cafés de qualidade por meio dos eventos técnicos. Belo Horizonte, capital de Minas Gerais – o maior Estado produtor do Brasil – torna-se palco dessa iniciativa, que envolve e movimenta milhares de profissionais no mundo.

[imagem380] 3º Prêmio Conilon Especial

Em sua terceira edição, o Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade, busca premiar e disseminar informações sobre práticas de qualidade. Produtores capixabas são incentivados a implantarem novas tecnologias que garantam novos produtos. Neste processo de mudança, dissemina-se o Código de Posturas 4C.

O Prêmio busca premiar os melhores cafés conilon do Estado. Nesta edição de 2014 serão R$ 50 mil para os melhores cafés. A avaliação e a classificação das amostras seguem o Protocolo Internacional de Degustação de Robustas, desenvolvido pelo órgão internacional CQI.

Parceiros

O 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade conta com inúmeros parceiros. Entre eles estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ® que é pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de criação de valor compartilhado na cadeia produtiva de café conilon. A Fertilizantes Heringer, Bryzer Comércio de Café, Pinhalense, Coopeavi, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN.

Todo o concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura e INCAPER. Também apoiam as prefeituras de Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo. Bem como os municípios atendidos pela Coopeavi e Coabriel.