Conhecidos os finalistas do 3º Prêmio Conilon Especial

Fonte: Assessoria de Comunicação Conilon Brasil
Divulgação: Assessoria de Comunicação Sindicafé ES.

O III Prêmio Conilon Especial aproxima-se de sua etapa final. Após uma nova rodada de análises sensoriais foram conhecidas as 30 amostras da categoria natural que estarão participando da final. A lista com os nomes dos produtores que fizeram os melhores cafés esse ano encontra-se disponível ao público.

Nessa semana as propriedades continuam sendo auditadas para a Análise de Sustentabilidade. Por premissa do III Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade-, não basta ter uma boa amostra. A proposta é que a premiação valorize todo o processo de produção. A análise seguirá os parâmetros da sustentabilidade do Protocolo 4C.

O Prêmio tem por objetivo reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon, Coffea  canephora,  de  qualidade  no  Estado  do Espírito  Santo, através do uso de práticas sustentáveis de produção. Nesta edição 2014 foram recebidas mais de 350 amostras, onde os melhores cafés serão conhecidos no final deste mês de novembro e concorrem a uma premiação de até R$ 50 mil.

Esse ano houve uma unificação dos dois principais concursos do Estado de café Conilon, ou seja, o Prêmio Conilon Especial incorporou o Prêmio Pio Corteletti – Conilon Descascado-, premiação tradicionalmente realizada pela Coopeavi – Cooperativa Agropecuária Centro Serrana_. Devido à integração, o Concurso ganhou mais força para classificar, premiar e incentivar os cafeicultores a produzirem cafés de qualidade.

As amostras de ambas categorias foram degustadas e classificadas simultaneamente em Jaguaré, na Conilon Brasil, e em Santa Maria de Jetibá, na Coopeavi. No Norte do Estado foram reunidas as amostras da categoria natural e as amostras da categoria cereja descascado foram encaminhadas para região Serrana.

Para o Gerente de Marketing da Conilon Brasil, Arthur Fiorott, a busca pela qualidade tem aumentado a cada safra, seja na busca de informações ou nas próprias produções. Organizadora do concurso desde a primeira edição, a empresa destaca que a edição 2013 teve 276 amostras, um acréscimo de 27% neste ano. As amostras provêm de 30 municípios capixabas diferentes, ou seja, mais de 50% dos municípios produtores de conilon participam do concurso de qualidade.

A lista com os nomes dos Classificados na Categoria Natural e Cereja Descascado estão disponíveis nos sites da Coopeavi (www.coopeavi.coop.br) e Conilon Brasil (www.conilonbrasil.com.br).

Parceiros
O 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade- conta com inúmeros parceiros. Entre eles estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ® que é pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de criação de valor compartilhado na cadeia produtiva de café conilon. A Fertilizantes Heringer, Pinhalense,  Coopeavi, Bryzer Comércio de Café, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN.

Todo o concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura e INCAPER. Também apóiam as prefeituras de Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo. Bem como os municípios atendidos pela Coopeavi e Cooabriel.