Colômbia: colheita de café sobe pelo quarto mês seguido

A colheita de café da Colômbia subiu 26% em julho, em seu quarto mês consecutivo de altas, apoiada pela maior produção de cultivos renovados e pelas melhores condições climáticas, informou a Federação Nacional de Cafeicultores do país.

A Colômbia produziu 668.000 sacas de 60 quilos em julho, comparado com 530.000 sacas no mesmo mês do ano anterior. No entanto, a produção de julho foi inferior à de junho, quando alcançou 714.000 sacas.

A Federação atribuiu o aumento da colheita a um programa de renovação de cafezais que está mudando a estrutura produtiva do parque cafeeiro para mantê-lo atualizado e tecnificado, com o proposito de adaptá-lo eficientemente à variabilidade climática e dar-lhe resistência ante a doenças, condições chave para sua sustentabilidade. Nos últimos quatro anos e meio, a Colômbia renovou mais de 400.000 hectares de café.

“Estamos começando a ver os frutos de vários anos de esforço e compromisso de todos os que estão envolvidos no projeto e implementação de politicas cafeeiras”, disse o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz.

Na mesma linha, as exportações colombianas de café cresceram 15% com relação a julho de 2011, para 546.000 sacas. No entanto, apesar do bom comportamento do mês, a produção de café de janeiro a julho desse ano acumulou uma queda de 7%, para 4,33 milhões de sacas de 60 quilos, em comparação com o mesmo período de 2011, devido ao fato de nos primeiros meses do ano, a colheita ter sido afetada pelas fortes chuvas que afetaram o país.

A Colômbia não cumpriu entre 2009 e 2011 com suas metas de produção anuais e, no ano passado, essa ficou em 7,8 milhões de sacas, número que deverá se manter em 2012. Da mesma forma, as exportações nos primeiros sete meses do ano caíram 15%, para 3,95 milhões de sacas, com relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar da produção moderada, a Colômbia busca alcançar uma colheita de 14 milhões de sacas em 2014 e de 18 milhões em 2020, uma vez que estejam em produção os cafezais renovados.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: Portal Café Point