BC lança em outubro moeda em homenagem a cooperativas

A produção de 3,5 mil moedas pelo Banco Central (BC) é mais uma das ações do Governo Federal em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento da moeda – que será cunhada em prata – está previsto para outubro deste ano e apresentará o slogan: “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

A aprovação da iniciativa ocorreu na última reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), no dia 26 de julho. Apesar de estarem previstas inicialmente a produção de 3,5 mil exemplares, esse total pode chegar a 10 mil moedas, que poderão ser adquiridas diretamente nas regionais do Banco Central ou no sitio do Banco do Brasil.

De acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, esta é mais uma iniciativa para fomentar o cooperativismo no Brasil. “Os números do setor ressaltam a força deste trabalho no País, que exportou cerca de R$ 12,2 bilhões em 2011. Praticamente 50% de tudo que é produzido no Brasil passa de alguma forma pelas cooperativas brasileiras. As homenagens, portanto, tem o objetivo claro de incentivar cada vez mais adesões e fortalecimento das cooperativas brasileiras”, afirmou.

O cooperativismo reúne aproximadamente 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países, sendo responsável pela geração de 100 milhões de empregos. No Brasil, existem hoje 6,5 mil cooperativas e aproximadamente 10 milhões de cooperados, em 13 diferentes ramos de atuação.

O Governo Federal tem realizado ações efetivas para marcar o Ano Internacional das Cooperativas. Por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aumentou o apoio financeiro oferecido ao cooperativismo com a ampliação da oferta de crédito no Plano Agrícola e Pecuário 2012/13. Os recursos e limites para o setor passaram de R$ 4 bilhões na safra passada para R$ 5 bilhões na atual.

O Mapa também articulou a inclusão de trechos ressaltando a importância do cooperativismo na geração de empregos sustentáveis e segurança alimentar e nutricional no documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Ainda durante a conferência da ONU, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou selo comemorativo em uma cerimônia que contou com autoridades brasileiras e internacionais. Ao todo serão produzidas 40 mil unidades.

A matéria é do Mapa, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Fonte: Web Café Point